quinta-feira, 7 de maio de 2009

Desenvolvendo a compreensão da leitura

Objetivo: Alfabetizar crianças apartir de 6 anos usando seu próprio universo de palavras através de gêneros textuais diferentes.

Atividade: A primeira parte do processo é ensinar as letras do alfabeto. O segundo passo é trabalhar as letras formando silabas simples, partindo deste ponto usaríamos rótulos de alimentos conhecidos pelas crianças ou propagandas para extrair palavras usadas em seu cotidiano.

Reflexão: Alfabetizar crianças através do vocabulário adquirido no seu cotidiano, aproveitando esse conhecimento no desenvolvimento cognitivo e envolvendo as crianças em seu próprio universo.


Avaliação Formativa

A avaliação formativa procura reforçar ou melhorar um programa ou intervenção ao examinar, entre outros aspectos, o desenvolvimento do programa, a qualidade da sua implementação e o contexto, pessoal, estruturas e procedimentos organizacionais. Na avaliação formativa, presta-se particular atenção ao sistema de desenvolvimento e intervenção, mas não exclusivamente. O avaliador terá também de analisar a lógica de intervenção, os efeitos, resultados e impactos.
A avaliação formativa implica uma grande variedades de tarefas:

· identificar os objectivos da avaliação e planificar a recolha de dados;
· contribuir para escolhas metodológicas;
· fazer juízos de valor;
· gerar conclusões da avaliação.


Construindo o Portifólio Eletrônico

Esse texto me fez compreender um pouco mais sobre a proposta da disciplina do Profº Ivan Amaro e a necessidade de avaliar a teoria e a prática ao mesmo tempo. Por mais que seje uma forma inovadora e faça que o professor avalie passo a passo a aprendizagem do aluno, tem sido um pouco difícil acompanhar toda essa proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário