terça-feira, 28 de julho de 2009

Apresentação dos Descritores 10 e 11

Apresentação de avaliação final do processo de construção do portfólio (Descritor 11)

A princípio, quando foi proposta a possibilidade de trabalharmos com portfólios eletrônicos, fiquei apreensivo, pois para se desenvolver um bom trabalho seria preciso bastante dedicação. Mesmo porque, não adianta trabalharmos com uma ferramenta eletrônica de comunicação tão poderosa, sem que haja uma dedicação em relação a operação e ao conteúdo que estará sendo postado. Tendo visto que, as informações contidas nele devem estar relacionadas a disciplina “Tendências Atuais de Ensino da Língua Portuguesa”. Assim, a proposta da avaliação formativa foi fundamental para todo esse processo. De acordo com a proposta, estaríamos a todo o momento nos avaliando e criando mais autonomia. Agora, como experiência, creio que foi um bom trabalho, mesmo assim, ainda poderia ser melhor. Tendo visto que foi minha primeira experiência com essa forma de avaliação, acredito que acima de todas as dificuldades atingi o objetivo proposto.

Apresentação da síntese conclusiva (Descritor 10)

O processo foi cansativo, mas enfim meu filho nasceu, cresceu, se desenvolveu e estar concluindo seu ciclo. Hoje posso dizer que me sinto orgulhoso de participar desse projeto. Apesar dos contratempos, o portfólio, obrigatoriamente, me colocou em um contato maior com a disciplina. Felizmente, todos os textos foram lidos e alguns sintetizados por mim e tiveram sua eventual postagem no blog. No início, não acompanhei o andamento do processo devido a algumas faltas. Mas, mesmo atrasado eu fiz todas a postagens. Ao ler o primeiro texto “Construindo o Portfólio Eletrônico”, entendi um pouco mais sobre o propósito da avaliação formativa através dessa ferramenta e assim pude me orientar na criação do meu blog. No texto em seguida “Processos iniciais de leitura e escrita”, obtive informações necessárias para se começar um trabalho em sala de aula. Através dele, também, fiz a tarefa proposta de alfabetização infantil. O texto “Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna”, entrou mais a fundo na questão da fala e da escrita. Nele tive acessos a interação contextualizada de interlocutores demonstrando organizações de oral e, assim, estruturarmos a fala e a escrita. Os últimos textos foram os mais problemáticos por serem mais densos. Na verdade, esse foi o maior desafio enfrentado para mim. A quantidade de textos a serem lidos. Contudo, mesmo com dificuldades consegui assimilar o conteúdo oferecido pela disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário